• O que é?

É uma atividade de pesquisa científica realizada após o doutorado. Entretanto, diferentemente deste, não há um tempo específico para sua realização, podendo durar meses ou anos, dependendo da finalidade da pesquisa. Além disso, não há disciplinas a cursar nem uma tese a ser defendida ou diploma a receber no final. Seu objetivo é exclusivamente a pesquisa e, por isso, é preciso ter em mente que será preciso dedicar-se integralmente às atividades programadas na instituição de destino.

• Como realizar um pós-doutorado no exterior?

Essa é uma pergunta que muitos pesquisadores podem fazer em uma instituição de ensino como a UFERSA. Infelizmente, não há uma receita pronta para instruir interessados em realizar um pós-doutorado no exterior. Isso porque cada país e/ou instituição, geralmente, fazem exigências diferentes para aceitar candidatos que desejem dar mais este passo em sua vida acadêmica e profissional. Entretanto, há alguns pontos básicos e iniciais a que se deve dar atenção:

• Ter título de doutor. Obs: O tempo de emissão do diploma pode variar entre as instituições e editais;
  • Escolher a área de interesse para pesquisar;
  • Escolher as Instituições e grupos de pesquisa com os quais se identifique;
  • Preparar currículo, carta de apresentação, projeto de pesquisa, de preferência em inglês;
  • Verificar relevância do projeto e de seus potenciais resultados, bem como seu cronograma de execução;
  • Ter um nível avançado na língua oficial do país no qual pretende realizar o seu pós-doc (em alguns casos, a língua inglesa é suficiente);
  • Ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no país.

Geralmente, são os postulantes ao pós-doutorado que propõem diretamente o seu projeto de pesquisa ao professor (possível supervisor) da instituição pretendida, o qual informará se tem interesse e/ou disponibilidade de acompanhar o trabalho do pós-doutorando. Em alguns casos, é possível concorrer por meio de editais específicos. Alguns deles oferecem bolsas parciais ou integrais durante a permanência do pesquisador no país de destino.
Dessa forma, é fundamental que os editais, se for o caso, sejam lidos atentamente. Também é muito importante que o candidato estabeleça contato com a instituição pretendida e seu potencial supervisor, certificando-se seu reconhecimento internacional como referência na área de interesse do postulante ao pós-doc.

20 de abril de 2022. Visualizações: 532. Última modificação: 20/04/2022 14:12:20