Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Assessoria de Relações Internacionais

A política de assistência ao estudante na Ufersa se dá prioritariamente por meio do Programa Institucional Permanência, que tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, durante o tempo regular do seu curso, mediante a concessão de auxílio financeiro para a alimentação, transporte, moradia, atividades didático-pedagógicas, esportivas, acadêmicas e culturais.

As normas, o número de vagas e valores de cada modalidade do Programa Institucional Permanência são estipulados em edital anual de seleção dos beneficiados.

O Programa Institucional Permanência é constituído das seguintes modalidades:

– Bolsa Permanência Acadêmica com apoio na formação através de sua implementação de forma articulada com as atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura;

– Auxílio Alimentação destina uma ajuda financeira a discentes que se encontram sem condições de arcar com as despesas de alimentação.

– Auxílio Moradia é destinado a discentes que não tenham residência familiar na sede do Campus onde estudam.

– Auxílio Didático-Pedagógico é uma ajuda financeira a discentes para aquisição de material didático, como livros, apostilas, cópias, etc.

– Auxílio Transporte é destinado a discentes que utilizam transporte pago com destino a Universidade.

– Auxílio ao Portador de Necessidades Especiais é uma ajuda financeira a discentes que sejam portadores de necessidades especiais.

– Auxílio Creche destinado a discentes com dependente(s) legal(is) na faixa etária de zero a cinco anos.

– Moradia Estudantil concede moradia temporária em uma das unidades residenciais da Vila Acadêmica Vingt-un Rosado e é destinada aos discentes dos cursos de graduação presenciais que não tenham residência familiar na cidade de Mossoró. A Coordenadoria de Programas Sociais lança, até o inicio de cada semestre letivo, Edital com todas as informações necessárias para a Moradia Estudantil.

Esporte

A Ufersa incentiva o desporto como parte integrante das atividades acadêmicas. A instituição possui Parque Esportivo composto por ginásio poliesportivo, piscina semiolímpica, campo de futebol e pista de atletismo, que viabiliza a oferta gratuita das seguintes modalidades esportivas:

Esportes de Quadra, Esportes Aquáticos, Esportes de Campo, Artes Marciais, Atletismo, Basquete, Boxe, Capoeira, Futebol Americano, Futebol Campo, Futsal, Handebol, Jiu Jitsu, Judô, Karatê, Kung-Fu, Luta Livre, Muay Thay, Natação, Taekwondo, Tênis de mesa, Vôlei e Xadrez.

A universidade ainda seleciona anualmente estudantes beneficiados com Bolsa Apoio ao Esporte. O auxílio é uma das categorias do Programa Institucional Permanência destinada a discentes que possuam alguma habilidade esportiva.

25 de junho de 2018. Visualizações: 711. Última modificação: 22/01/2019 09:47:43