Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Assessoria de Relações Internacionais

Um Acordo Internacional é um laço interinstitucional que visa, sempre respeitando o princípio da reciprocidade, oportunizar:

  1. Intercâmbio;
  2. Estágio;
  3. Pesquisa;
  4. Mobilidade internacional (graduação e pós-graduação);
  5. Cooperação na realização de eventos;
  6. Entre outros.

A Assessoria de Relações Internacionais, no âmbito da UFERSA, é responsável pela avaliação das propostas de novos acordos com instituições estrangeiras.

Para formalizar um novo acordo de cooperação, um interessado (servidor, grupo de pesquisa, coordenador ou chefe de algum órgão da UFERSA) precisa manifestar interesse. Também o interesse deve ser manifestado pela parte estrangeira, que deve enviar carta de intenções ao contato (interessado) na UFERSA.

A coordenação (graduação ou pós-graduação) na área envolvida deve encaminhar um processo via SIPAC à Assessoria de Relações Internacionais – ARI. O processo deve conter:

  1. Memorando de encaminhamento do interessado;
  2. Minuta do acordo com todas as informações das partes;
  3. Carta de intenções (que comprove o interesse) da parte estrangeira.

 

MINUTA DE ACORDO

A ARI dispõe de um modelo de acordo previamente aprovado pela Procuradoria Federal na UFERSA. Baixe a minuta do documento em

Inglês,

Espanhol,

Francês

Caso a UFERSA já tenha celebrado acordo com a instituição pela qual se manifestou interesse, pode-se formalizar um Termo Aditivo.

 

25 de junho de 2018. Visualizações: 918. Última modificação: 22/01/2019 09:50:08