- O que é?
O doutorado sanduíche é a oportunidade que doutorandos têm de realizar parte de seu trabalho de pesquisa de tese em uma universidade no exterior. Isso deve acontecer por meio de parceria pré-existente entre as instituições, que selecionam e beneficiam discentes com bolsas de estudo, cujas assistência e duração podem variar de acordo com as regras e/ou programa de origem.
O Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES consiste em uma bolsa individual que apoia a formação de recursos humanos através da concessão de bolsas de doutorado sanduíche no exterior aos cursos reconhecidos pela CAPES. O estágio no exterior deve contemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil, oferecendo ao pesquisador a oportunidade de desenvolver melhor o seu trabalho através do contato com uma infraestrutura e recursos mais adequados e favoráveis às suas atividades que as ofertadas no Brasil, além do contato com uma cultura diversa, o que sempre é interessante.
- Quais os benefícios?
Os editais da CAPES contemplam a mensalidade (bolsa), auxílio deslocamento, auxílio instalação, auxílio seguro-saúde, adicional localidade, quando for o caso.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) também faz chamadas para doutorado sanduíche no exterior (SWE), com aportes financeiros para o financiamento das bolsas.
- Qual a duração?
Os editais da CAPES trazem, geralmente, a previsão de duração de, no mínimo 6 (seis) e, no máximo, 10 (dez) ou 12 (doze) meses.
As chamadas do CNPq podem ter duração diversa, podendo chegar aos 24 (vinte e quatro) meses.
- Como se inscrever?
As inscrições devem ser feitas pelo candidato diretamente na CAPES ou CNPq. Assim, é importante acompanhar a página dos referidos órgãos para verificar a abertura dos editais e o cronograma de execução das atividades.
Na CAPES, é necessário apresentar Proposta de Pesquisa e atender aos requisitos para candidatura previstos em edital durante o processo seletivo interno em sua Instituição, a qual fará a seleção e, se aprovado, o candidato deverá fazer a inscrição online no site da CAPES anexando a documentação exigida, para que seja homologada pela Pró-Reitoria. A Pró-Reitoria deverá verificar a documentação pertinente à candidatura e validar as inscrições ao PDSE, mediante homologação na página eletrônica da Capes, atendendo às cotas disponíveis na IES.
Para que a bolsa seja implementada, o aluno aprovado deve enviar a documentação solicitada, em arquivo .pdf, por meio de seu processo eletrônico, conforme orientação recebida.
A CAPES veda o acúmulo de bolsas para a mesma finalidade.
Para inscrições pelas chamadas do CNPq, além de dados sobre a proposta, o proponente e as instituições participantes, geralmente, são solicitados também o orçamento, dados gerais do projeto também em inglês, sua relevância (bem como a importância da cooperação internacional proposta), objetivos e cronograma de execução.
- Quem é responsável pelos editais e chamadas?
As instituições de fomento (como CAPES e CNPq) são responsáveis pela publicação dos editais e chamadas para concessão de bolsas para doutorado sanduíche.
Nas IES, a Pró-Reitoria de Pós-graduação é a responsável pela divulgação das chamadas e editais, entretanto, é responsabilidade do candidato a um doutorado sanduíche estar atento às normas, prazos e acompanhamento de lançamento e cronogramas de publicações vigentes.
Link para editais anteriores da CAPES: AQUI
Link para chamadas abertas e encerradas do CNPq: AQUI