[Clipping] Estadias de pesquisa na Alemanha para professores e cientistas brasileiros

Internacionalização 26 de outubro de 2020. Visualizações: 356. Última modificação: 26/10/2020 16:33:35

O DAAD abre duas vezes por ano as inscrições ao seu programa de estadias de pesquisa na Alemanha para professores e cientistas. São oferecidas bolsas a interessados em passar de um a três meses desenvolvendo um projeto em uma universidade ou instituto de pesquisa alemão. Para se candidatar é preciso ter concluído o doutorado e possuir vínculo com uma instituição de ensino superior ou instituto de pesquisa no Brasil.

O principal objetivo do programa é o estreitamento dos vínculos entre pesquisadores brasileiros e alemães. Os principais critérios de seleção são: 1 – a trajetória acadêmica e publicações recentes, que devem estar documentadas em currículo e em uma lista de publicações, 2 – projeto de pesquisa convincente e bem planejado.

Os selecionados ganham uma bolsa mensal de cerca de 2.000 euros e auxílio para passagem aérea. Confira todos os detalhes do edital e do processo seletivo aqui.

Prazos para inscrição:

• Até 1º de abril: para estadias de pesquisa entre 1º de setembro do mesmo ano e 30 de abril do ano seguinte
  • Até 9 de novembro: para estadias de pesquisa entre 1º de maio do ano seguinte e 31 de janeiro do outro ano

Fonte: https://www.daad.org.br/pt/2020/10/01/estadias-de-pesquisa-para-professores-brasileiros-na-alemanha/