Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Assessoria de Relações Internacionais

A UFERSA, através da RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N° 013, de 19 de junho de 2007, está autorizada a revalidar diplomas de cursos de graduação expedidos por instituição estrangeira de ensino superior.

Segundo o Art. 3° da referida resolução, “Podem ser objeto de revalidação os diplomas, oriundos de estabelecimento estrangeiro de ensino superior, que correspondam aos títulos ou habilitações conferidas por instituições brasileiras, desde que a equivalência abranja áreas congêneres, similares ou afins oferecidas na UFERSA”.

Os interessados devem encaminhar requerimento ao reitor, juntamente com a seguinte documentação:

1. Cópia da identidade, para brasileiro naturalizado;
  2. Se estrangeiro, cópia de identidade e do visto permanente, expedido pela Superintendência da Polícia Federal ou passaporte com visto permanente, concedido pela autoridade consular competente;
  3. Se brasileiro, comprovante de quitação com o serviço militar;
  4. Se brasileiro ou naturalizado, comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;
  5. Cópia autenticada do diploma a ser revalidado, com o visto da autoridade consular brasileira no país onde foi expedido;
  6. Histórico Escolar do Curso Superior, com carga horária, graus conceitos, autenticado pela autoridade consular brasileira no país onde foi expedido;
  7. Cópia da matriz curricular do curso a ser revalidado, com conteúdo programático e bibliografia, autenticado pela autoridade consular brasileira no país onde foi expedido;
  8. Atestado de residência fornecido pela Secretaria de Segurança Pública para estudantes estrangeiros.

O julgamento da Equivalência, para efeito de revalidação, será feito por comissão, especialmente constituída pela Pró-Reitoria de Graduação, de, no mínimo, 3 (três) professores da própria UFERSA. O pedido de revalidação será examinado no prazo máximo de 6 (seis) meses da data da sua recepção. Cumpridas as etapas do processo de revalidação, a comissão elaborará relatório circunstanciado, constando os procedimentos adotados, os resultados de cada etapa e o resultado final para deliberação e homologação pelo CONSEPE.

Para visualizar o texto integral da RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N° 013/2007, clique aqui.

25 de setembro de 2014. Visualizações: 1072. Última modificação: 25/09/2014 12:46:57